TRAJETÓRIA PROFISSIONAL 


Saiba um pouco sobre minha trajetória profissional.



Apaixonado por tecnologia e trabalhando desde os anos 2000, na área de TI, possuo experiência na área de TI infraestrutura, como analista de Suporte N1, N2, N3, trabalhando como CLT ou prestador de serviços, para empresas de grande porte como CLR Internet, GOL, TAM, Lanxess, Easy Tech, Eclipse Service, Compuserv, Innovision, FGV, Banco Topázio, Probank, Four Network, Atento do Brasil, Unisys, DELL Computadores, Terra Network Provedor de Internet, Topázio Cartões, BRASGAMES, Uol Host, no suporte técnico, supervisão e treinamento à usuários e micro empresas.  
Sou uma pessoa que adora agregar conhecimento, aprender coisas novas me motiva e dentro da área de TI isso ocorre diariamente. 

Abaixo um resumo de minha trajetória profissional.

 

Viger Efeitos Especiais – CLT

No ano de 2003 comecei a trabalhar como serviços gerais na empresa Viger Efeitos Especiais, na cidade de Alvorada RS, este trabalho foi importante para mim, pois pela primeira vez minha CTPS foi assinada, e pude ter contato com a tecnologia, mesas de iluminação computadorizadas, computadores mais modernos, nos quais esporadicamente fazia manutenção, limpeza no sistema, desta forma tornei me auxiliar de informática e de iluminação computadorizada, Viajei por diversos locais no RS e SC, adquiri cultura e conhecimento.


Probank – CLT – TSE )

Em 2005, trabalhei como técnico de urna, temporário na empresa Probank, o treinamento foi em Porto Alegre e trabalhei na Justiça Eleitoral – TSE em Sapucaia do Sul, RS, no período das eleições em 2005.


Atento do Brasil – CLT – (TERRA NETWORKS BRASIL LTDA)

Após fui ter meu contato mais direto com o suporte técnico em 2005, com clientes/usuários, começando a trabalhar na empresa Atento do Brasil, em Porto Alegre RS, prestando suporte técnico para os clientes do Terra provedor de internet, aprendi muito, sobre conexão, navegação e seus testes, diagnóstico, configuração de clientes de e-mail e outros.


Brasgames – Estágio

Estava fazendo o curso superior de Tecnologia em Redes de computadores, em 2007 / 2008 no UNILASSALE em Canoas, e comecei a estagiar na empresa Brasgames, em Canoas, RS, onde algumas de minhas experiências foram: Manutenção, montagem e configuração de computadores. Instalação e configuração de sistemas para Lan Houses, configuração de servidor web, Mandriva Linux, gerenciamento de rede Windows Server 2003/ Windows XP, Virtualização de sistemas, VmWare, Microsoft Virtual PC.


Service IT Solutions – CLT – (TRENSURB)

Ao sair da Brasgames iniciei minhas atividades profissionais, na empresa Service IT Solutions, em 2008 trabalhando dentro do cliente Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, onde o nível de exigência era alto, mas os profissionais de TI muito qualificados. Resumo das atividades desenvolvidas no cliente Trensurb: Inventário de equipamentos e check list junto ao usuário, criação de manuais e procedimentos técnicos. Gerenciamento de usuários. Suporte no local e remoto, instalação, configuração do programa Lotus Notes, instalação de softwares e sistemas operacionais, Ghost de HD, diagnóstico e solução de falhas do sistema e da rede, suporte ao software ERP, CIGAM.

 

Compuserv Informática – CLT – (Atento do Brasil)

Ao participar do processo seletivo na Compuserv Informática, em foi informado que iria trabalhar em um Tribunal como Técnico de Suporte, até que fui chamado para trabalhar dentro da Atento do Brasil, em 2008 / 2009 para prestar suporte técnico aos computadores, hardware e software e redes, o resumo dos serviços coloco aqui abaixo:

Manutenção de computadores e às redes de computadores. Instalação de softwares e sistemas operacionais, Ghost pela rede.


F2 – Suporte & Tecnologia – CNPJ

Em 2009 / 2010 abri minha própria empresa, trabalhei como autônomo, adquiri experiência profissional e pessoal, trabalhei diretamente com suporte técnico a software e hardware, instalação, formatação de sistemas operacionais e outros. Embora após este período tenha trabalhado em outras empresas em contratação CLT, devido a parcerias com colegas de trabalho, permaneci trabalhado como autônomo em alguns projetos.


UNISYS INFORMÁTICA LTDA – CLT – (DELL INC)

Fiquei muito feliz em ser contratado pela UNISYS, em 2010 para trabalhar dentro da Dell, Inc como Analista de Suporte, em Eldorado do Sul, RS, prestando ajuda e suporte aos clientes da DELL. Resumo das atividades: Suporte Técnico para a empresa Dell computadores. Diagnóstico de hardware e software, instalação de sistemas operacionais, Windows, solução de erros travamentos, lentidão, desmontagem e montagem de computadores, Recovery & Restore em PC’s e Notebook’s, todos os testes e procedimentos necessários antes de encaminhas um técnico ao cliente. etc.


CLR INTERNET – CLT – ( UOL HOST )

Uma experiência importante em minha carreira foi trabalhar como Analista de Suporte WEB, no UOL HOST, em Porto Alegre/RS, estava trabalhando da DELL mas recebi a proposta para trabalhar no grupo UOL ainda em 2010.

Algumas de minhas tarefas diárias foram, Suporte Técnico hospedagem de sites (UOL Host) criação de hostheaders, redirecionamentos, registro de domínios, suporte à mailers, webmail, transferência de arquivos (FTP), resolução de falhas DNS, configuração de entradas, CNAME, tipo “A”, MX, analise de cabeçalhos de e-mails, diagnóstico através de comandos, ping, tracert, nslookup, telnet, ipconfig, análise de erro em código web, etc..


F2 – Informática  – CNPJ – ( Banco Topázio )

Trabalhando como prestador de serviços, no ano de 2012 / 2013 para a empresa Four Network, trabalhando dentro do Banco Topázio em Porto Alegre/RS onde as responsabilidades era muitas pois era responsável pelo monitoramento dos sistemas do banco, banco de dados, segurança, hosts, serviços e o processo de fechamento e abertura do banco, processo informatizado, que exigia de mim total atenção. As atividades se resumiam em: Processo de fechamento e abertura do sistema bancário informatizado. Registro de incidentes, acesso remoto a servidores, Windows Server AD, baixar e subir processos no Linux, Monitoramento de servidores e serviços (Centreon/Nagios), solução para erros e travamentos do sistema, trabalho de acordo com os níveis de atendimento, acionando plantão e outras áreas quando necessário. O termino de contrato com a Four Network, portanto com o Banco foi encerrado em Julho de 2014. Permaneci prestando serviços a clientes domésticos, e a pequenas e médias empresas.. 

 

Stefanini Consultoria e Assessoria – CLT – (AMBEV)

Contratado pela Stefanini apenas para cobrir as férias de um funcionário, em 2015 e acabei trabalhando 8 meses. Trabalhei dentro da AMBEV, na TI, executando: Suporte Presencial e Remoto, Hardware, Pacote Office, Outlook, Redes, Impressoras, Manutenção e Configuração de Computadores, suporte a smarthphones, thin clients, instalação de softwares e aplicativos.

 

CTIS – Tecnologia – CLT – (TCU – Tribunal de contas da união)

(Trabalhei no Tribunal de contas da União em POA). em 2015 com contrato temporário.

Suporte local a Hardware, Pacote Office, Outlook, Redes, Impressoras, Manutenção e Configuração de Computadores, instalação de softwares e aplicativos.

 

CKF Brasil  – CNPJ


Prestador de serviços para a empresas (prestei serviço para diversas empresas – supermercados, call center, manutenção a caixas eletrônicos, atendimento a servidores, servidores de impressão entre outros). Em resumo instalação, configuração e manutenção de computadores, criação de sites, instalação de programas, configurações de sistemas e aplicativos, solução de falhas de roteadores e servidores etc…

 

NETPRO Serviços e comércio de informática LTDA – CLT – (Grupo Ultra – Postos Ipiranga)

No Grupo ULTRA administrador da Rede Ipiranga de postos de combustíveis, em 2018, executei as seguintes tarefas:

Suporte básico a impressoras e servidores de impressão, contato com fornecedores (pesquisa de valores de peças e acessórios), relatórios diários, Suporte Presencial e Remoto, abertura e acompanhamento de chamados, Pacote Office, Outlook, Manutenção e Configuração de Computadores, suporte a smarthphones, instalação de softwares e aplicativos, remanejo de ramais em central telefônica, troca de fita de backup, configuração do software de CFTV, suporte a servidores (soluções de erro)

 

VD – CLT

De 2018 a 2021 enfrentei novos desafios como analista de suporte II, na empresa Vida Digital.

Um resumo de meus serviços / tarefas: Active Directory. Windows Server 2003 / 2008/ 2012, troubleshooting, Desbloqueio e alteração de senhas de usuários; Gerenciamento de usuários. Gerenciamento de permissões.

  

FINEASYTEC / BANCO TOPÁZIO
Apoio a sustentação de sistemas. 
NOC - Monitoramento de servidores e serviços (Centreon/Nagios), Zabbix, Oracle Entreprise Manager, APIs Sensedia, Grafana. 
Soluções de erros sistemas operacionais Linux e Windows, envio de relatórios diários de instabilidade e normalização. Através do core Topaz, realizava o processo de fechamento e abertura do sistema bancário, e o outros sistemas CRK Renda Fixa, SGR Cartões, demais rotinas, abertura e acompanhamento de chamados. Análise N1, N2, N3 quando necessário.


ATUAL

Aceitei um novo desafio e hoje trabalho em uma importante empresa de tecnologia da informação sai da VD em janeiro de 2021 e em março comecei a fazer parte da equipe da nova empresa.

 

 

Resumo de conhecimentos, tarefas:

 

   Suporte a sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS. (Troubleshooting)

Apoio a sustentação de sistemas.

NOC - Monitoramento de servidores e serviços (Centreon/Nagios), Zabbix, Oracle Entreprise Manager, APIs Sensedia, Grafana

   Análise e suporte a hardware e software, nível I e II.

   Suporte, via e-mail, chat, remoto, telefônico e local (Campo).

   Suporte a utilização sistemas inclusive ERP.

   Formatação, configuração de desktop, Notebooks, Netbook, tablets.

   Instalação e configuração de Sistemas operacionais, softwares, programas, aplicativos.

   Manutenção física de equipamentos de TI, tanto preventiva, quanto corretiva.

   Testes para diagnosticar e solucionar de falhas na rede.

   Configuração de rede, compartilhamento de arquivos, compartilhar impressora. Configuração de modem ADSL, sistema VoIP (ATA, IP Fone, Soft fone) e outros.

   Acesso remoto e configuração de acesso a servidores, Windows Server 2003, 2008, 2012, Linux.

   Atualização de BIOS, Ghost de HD, diagnóstico de falhas do PC (POST). Análise de Minidumps.

   Diagnóstico e solução de falhas do sistema.

   Instalação e configuração de impressoras.

   Instalação e configuração de equipamentos e de seus periféricos.

   Criptografia, Recovery e backup, dos dados do HDD, unidades USB.

   Backup Banco de dados / Recuperação de senhas.

   Active Directory. Windows Server 2003 / 2008/ 2012, troubleshooting.

   Desbloqueio e alteração de senhas de usuários;

   Gerenciamento de usuários. Gerenciamento de permissões

   Configuração servidores Web ISS e Apache.

    Virtualização de sistemas operacionais, (VmWare, Virtual Box).

   “Conceitos Biblioteca ITIL” na abertura, chamados para área específica, acionamento de terceiros e acompanhamento quando necessário. (TraceGP, Liberum Help Desk, e outros)

   Preenchimento de relatórios diários.

   Elaboração de documentação, manuais, vídeos tutoriais e procedimentos técnicos (treinamentos).

   Inventário, check list e controle de equipamentos e softwares.

   Monitoramento de:

   Rede, ativos, serviços, sites, servidores, banco de dados, (Centreon, OpMon, Oracle Enterprise Manager, Nagios, Zabbix, Kibana, Grafana, Sensedia).

 

 

Cursos de Aperfeiçoamento: (RESUMO)

 

Certificação Linux.com.br

Curso certificação Linux, preparatório LPIC-1, LPI 101 e 102, conclusão 19/07/2011, totalizando 120 horas.    

O seu data center está jogando dinheiro fora? O Data Center Definido por Software (SDDC) pode ajudá-lo – 22/01/2015

VmWare e IDC 2015: software mundial de computação de cliente virtual – 24/09/2015.

Palestras sobre hospedagem e desenvolvimento de sites, das 1 4h às 23h nos dias 1 0, 1 1 e 1 2/11/201 5, CH 20 horas.

Soluções Microsoft. – 01/ 2014.

Windows XP Migration – 02/ 2014.

Windows 8. – 03/ 2014.                                  

Windows Server 2012. – 04/2014..

Dell security Solutions. 05/2014.

Backup and recovery: 07/01/2016.

Microsoft Hyper – V: 10/01/2016.

Students to Business: Windows 8.1. 24/10/2014.

Utilizando e Configurando o Windows Phone 8. 26/10/2014.

Students to Business: Infraestrutura de TI. 28/10/2014.

Configurando o Windows 7: Exame 70-680. 06/11/2014.

Configurando o Windows 8: Exame 70-687 – 13/11/2014.

Introdução ao Active Directory – 26/01/2015.
Preparatório do exame 70-688: Suportando Windows 8.1 – 29/01/2015.

Implementando Segurança no Windows 8 – 29/01/2015.

Acesso Remoto com Direct Access – 10/02/2015.

Visão geral do Windows 10 para empresas – 22/05/2015.

Integrando Mac OS em redes Microsoft – 22/05/2015.

Implantando Windows 10 Enterprise Preview – 26/05/2015.

Novidades de Windows 10 do evento Ignite – 26/05/2015.

Fundamentos de sistemas de rede – 21/08/2015.

Curso: Exame 70-410: Instalando e Configurando o Windows Server 2012 R2 – 22/09/2015.

Novidades do Windows Server 2012 R2 – 12/01/2016.

Curso: Exame 70-410: Instalando e Configurando o WindowsServer2012 R2 – 13/01/2016.

Preparatório de exame de certificação:70-411 – Administrando o Windows Server R2 – 15/01/2016.

Novidades de Windows 10 para IT Pros do evento Ignite – 15/01/2016

Migrando para o Exchange Online – 27/01/2016.

O Programa MPN – Microsoft Partner Network – 23/11/2016.

O Windows 10 é gratuito? – 17/04/2018.

  • Udemy

Windows Server Update Services (Wsus) – conclusão 04/07/2018 – totalizando 3,5 horas.

Dashboards OpMon – Construção de Visualizações de Dados – – Em curso.

  • Instituto Federal Sul Rio Grandense | IFSUL

Programador Web – conclusão 18/01/201 – totalizando 200 horas.

  • Coursera

System Administration and IT Infrastructure Services, by Google – Em curso.

Introdução ao Teste de Software, by Universidade de São Paulo – Em curso.

  • Brasil + Digital

(Totvs) Gestão empresarial com ERP, conclusão 25/11/2015 –   totalizando 12 horas.

Microsoft – MVA TOP 10 Recursos do Windows 10 – Em curso. Carga horária 2 horas.

Microsoft – Office 365 – Em curso. Carga horária 3 horas.

Gestão de Riscos em TI – Em curso. Carga horária 40 horas.

 

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Abaixo um resumo de tarefas, conhecimentos técnicos.



Resumo de conhecimentos, tarefas:



Analise e suporte a hardware e software.
Suporte a sistemas Windows, Linux, MAC, Android.
Suporte, ajuda por chat, remoto, telefônico e local (Campo).
Registro de incidentes, gerenciamento e escalonamento de chamados: Liberium Help Desk, TraceGP, Ferramentas Work Flow, atendimento GR e outros.
Abertura de chamados para área específica, ou outras empresas.
Preenchimento de relatórios diários.
Acionamento de terceiros e acompanhamento quando necessário.
Elaboração de manuais, vídeos tutoriais e procedimentos técnicos (treinamentos).
Inventário e controle de equipamentos e softwares.
Formatação, configuração de desktop, Notebooks, Netbooks.
Instalação e configuração de Sistemas operacionais, softwares, programas, aplicativos.
Atendimento a problemas de softwares em nível de operação e configuração.
Manutenção física de equipamentos de TI, tanto preventiva, quanto corretiva.
Testes para diagnosticar e solucionar de falhas na rede.
Configuração servidores Web ISS e Apache.
Configuração de rede, compartilhamento de arquivos, compartilhar impressora. Configuração de modem ADSL, sistema VoIP (ATA, IP Fone, Soft fone) e outros.
Acesso remoto e configuração de acesso a servidores, Windows Server 2003, 2008, Linux.
Configuração, solução para lentidão, travamentos e instalação, dos Sistemas operacionais Linux, Windows.
Atualização de BIOS, Ghost de HD, diagnóstico de falhas do PC (POST). Análise de Minidumps.
Gerenciamento de usuários. Gerenciamento de permissões.
Desbloqueio e alteração de senhas de usuários; Active Directory.
Monitoramento de Rede, Servidores e Banco de dados, (Centreon, Oracle Enterprise Manager, Nagios).
Configurações de conexão, e-mail, navegadores, instalação de APP, de Tablets e Smartphone, sistema Android. Reset, restauração de Tablets e Smartphone, sistema Android.
Diagnóstico e solução de falhas do sistema.
Instalação e configuração de impressoras.
Instalação e configuração de equipamentos e de seus periféricos.
Recovery e backup, dos dados do HDD, unidades USB.
Backup Banco de dados.
Recuperação de senhas.
Virtualização de sistemas operacionais.
Análise código PHP e HTML, soluções de erros.

Analista de suporte N1, N2, N3



    
Barão
Barão

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