Os riscos dos sites de compras coletivas: "– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
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É difícil resistir às tentações dos descontos de até 90% nos sites de compras coletivas como Peixe Urbano, ClickOn e Imperdível. Porém, um ponto importante não pode ser deixado em segundo plano: a segurança das informações pessoais passadas durante a compra.
Pensando no usuário que acompanha e compartilha promoções a todo o momento pelo PC, notebook, ou celular, a Trend Micro esclarece dúvidas sobre esse cenário e sugere medidas para garantir maior segurança ao navegar pelos clubes.
De acordo com especialistas do comércio eletrônico, esse novo mercado já conta com mais de mil lojas virtuais no Brasil e pode faturar até 1,5 bilhão neste ano. Números tão atraentes que chamam a atenção não só de investidores e consumidores, mas também de oportunistas que aplicam golpes para roubar dados ou dinheiro.
"O usuário precisa ter em mente que todo tipo de transação pela internet envolve algum cadastro. É possível que após a primeira compra, o cliente passe a receber uma newsletter promocional. E, para alguns criminosos, falsificar esse tipo de conteúdo com perfeição é muito fácil, por isso é importante estar atento ao conteúdo do e-mail. Caso sejam solicitados depósitos, taxas sem um propósito claro, ou senhas da conta bancária é provável que seja um golpe", alerta Leonardo Bonomi, especialista em segurança virtual e responsável pelo laboratório brasileiro da Trend Micro.
Segundo o especialista, também é mais seguro escolher um site de confiança e manter as informações das últimas compras à mão para consulta. Mais vale descartar um e-mail de uma empresa desconhecida, do que arriscar uma suposta pechincha capaz de causar prejuízos financeiros permanentes. "Atualmente, a venda de informações no submundo da internet é um negócio muito lucrativo, portanto lembrar em quais sites se está cadastrado é fundamental", informa.
Outra dica é digitar o endereço do site de compra coletiva no navegador e não apenas acessar uma promoção por meio de um anúncio via redes sociais. Com mais de 500 milhões de usuários hoje, o Facebook já conta com todo tipo de anúncio e nada garante que todos os promotores das ofertas sejam bem intencionados. O redirecionamento de usuários para páginas com conteúdo malicioso é um golpe frequente, até mesmo em buscadores populares como o Google.
Fonte: Risk REPORT
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